O REGISTRO DAS PLANTAS MEDICINAIS


Carla Cristina Barbosa




A partir do jornal “O Patriota”, buscamos verificar o registro das plantas medicinais do Brasil, quais foram descritas e seus usos. Essa verificação teve como objetivo reconhecer se um grupo de plantas faz parte de uma tradição antiga de uso. Assim, pesquisamos o jornal “O Patriota”- considerado o primeiro periódico dedicado à difusão do conhecimento científico no Brasil. Dedicamos às publicações dos números 3ª (maio e junho) e 4ª (julho e agosto), que tratam das plantas medicinais indígenas de Minas Gerais e do mapa das plantas do Brasil com suas virtudes.

 O objetivo da análise no jornal foi de verificar o registro das plantas, quais foram descritas e seus usos.  Partimos do pressuposto da tradição do uso das plantas com fins medicinais para cura. Assim, realizamos o levantamento das plantas medicinais indígenas de Minas Gerais feito pelo Doutor Luiz José de Godoy Torres. A publicação descreve 23 espécies de plantas com nome vulgar e os usos. Na publicação do periódico nº4 Julho e Agosto de 1814, analisamos o artigo sobre Medicina- Matéria médica que apresenta o mapa das plantas do Brasil com suas virtudes e lugares em que florescem.

Sendo assim, realizamos estudo comparativo entre as plantas mencionadas no jornal com o levantamento das plantas medicinais presentes no mercado de Montes Claros no norte de Minas Gerais. Esse trabalho permitiu verificar que muitas das plantas utilizadas hoje pela população foram descritas pelo periódico e, a maioria delas, com os mesmos usos medicinais, o que confirma a nossa hipótese sobre o conhecimento tradicional indígena de usos das plantas sendo utilizado pela população no norte de Minas Gerais. A trajetória do trabalho fundamenta-se em três camadas de estudos: historiográfica que se desenvolve a partir da reflexão sobre o saber tradicional das plantas medicinais; tecido social que mostra o conhecimento das pessoas e a tradição e epistemológica, que trata dos documentos e das fontes.



Referências:

Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, barbosacristinacarla@gmail.com

2 comentários:

  1. Oi professora Carla, tudo bem? Realmente é muito interessante a questão das plantas medicinais brasileiras. Ano passado assisti a uma comunicação que orientou lá na Unimontes, e achei muito interessante. Vi que fez o seu mestrado relacionado ao tema. Nesse sentido, gostaria de saber se você concorda que os trabalhos históricos possam ajudar também a área farmacêutica, pois através das fontes, sobretudo orais, é possível localizar novas raízes e plantas medicinais.

    Abraços, Edivaldo Rafael de Souza.

    ResponderExcluir
  2. Estimado Edivaldo,
    Muito obrigada pela pergunta. As pesquisas que tratam sobre o conhecimento tradicional e as comunidades tradicionais demonstram possibilidade de registro de saberes sobre as plantas medicinais, a enfermidade e o tratamento. Pessoas que detém o conhecimento transmitido de geração em geração. O historiador pode fazer o levantamento e registro desses saberes e usos das plantas a partir das fontes históricas.
    Abraços,
    Carla Cristina

    ResponderExcluir