A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO PARA A FORMAÇÃO DE VALORES DO ALUNO


TALITA SOUZA DA ROCHA REBELLO[1]

ANDRÉ DIAS MARTINS[2]



1 INTRODUÇÃO

O presente estudo procura entender a prática do ensino religioso no ensino médio e a necessidade de discutir a disciplina.

O Ensino Religioso no contexto escolar vem se destacando como área do conhecimento. Entretanto, existem demandas, motivações e finalidades que suscitam um campo de trabalho mais consistente, com uma metodologia mais apropriada às exigências do Ensino. Tendo como parâmetros os valores humanos, desenvolvendo o auto-conhecimento e a reflexão diante da possibilidade de optar por uma vida cidadã e solidária, na dimensão do transcendente. (SILVA,2015)

O Ensino Religioso é o estudo do sagrado Deus, da religião, das religiosidades e culturas; No Brasil foram os padres jesuítas que introduziram o ensino religioso que antes era o estudo do cristianismo católico; A Lei Federal 9.457/97 Art, 33 da LDB,estabelece uma nova concepção de ensino religioso  nas escolas públicas que possibilita por meio de uma concentração de religiões, através de organizações inter-religiosas como o CONER (Conselho do Ensino Religioso). Além disto, por meio da entidade civil prevista na Lei Federal de 1997, diversos grupos religiosos podem participar na elaboração do conteúdo dessa disciplina, ao contrário do que ocorria anteriormente onde apenas os grupos religiosos hegemônicos participavam nessa elaboração. Assim abre-se um espaço para que outros grupos religiosos minoritários exerçam alguma influencia no espaço público por meio do ensino religioso.(JR,2007).  Art.33 da LDB, leis diretrizes e bases da educação nacional assegura o aluno dizendo que “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.

A partir de então o novo ensino religioso dá ênfase á recuperação para as religiões de alguma influência no espaço público, conforme a  legitimação de sua autoridade sobre a vida diária e cultural no meio urbano, sendo vista como destruída  pelo individualismo e pela falta de valores. Estas tentativas de recuperação no entanto, se fazem sobre novas bases, de acordo com o período  ecumênico do país, mais democráticas e preocupadas em respeitar as individualidades presentes no esforço conjunto do grupo estratégico. Dickie (2003)

O ensino religioso leva ao aluno alem da cultura, conhecimentos básicos filosóficos, sociológicos e éticos; O ensino religioso consiste em ser uma disciplina que seu objetivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade.

Ela é uma disciplina que se caracteriza pela busca da compreensão das diferentes formas de religião, explorando temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, através de atividades que estimulem, sobretudo, o diálogo e o respeito entre religiões.

O presente trabalho busca mensurar as principais finalidades do ensino religioso para o desenvolvimento do aluno, apresentando a importância social e pedagógica da disciplina para o aluno.

Diante do exposto realizar-se-á uma reflexão dos valores herdados pelos alunos nos quais levarão para a vida toda e auxiliarão nas suas escolhas, identificando o nível de importância dado pelos alunos em relação ao tema ensino religioso e identificar o nível de imparcialidade que os professores adotam quanto a diversidade de religiões e crenças.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A RELIGIÃO VINCULADA A CULTURA

Religião é algo muito complexo, pois existem várias definições desse termo, e também várias religiões, com práticas e crenças diferentes. De acordo com Silva (2004) “a definição mais aceita pelos estudiosos, para efeitos de organização e analise, tem sido a seguinte: religião é um sistema comum de crenças e práticas relativas a seres sobre-humanos dentro de universos históricos e culturais específicos”. Ou seja, a religião se define por ser um conjunto de sistemas culturais e históricos, e por um conjunto de crenças e de valores; Podendo dizer que o conhecimento religioso é especial, e vai além do conhecimento empírico, pois o religioso trabalha com a fé, o que não se vê e nem se pode tocar, a religião dá sentido a vida e orienta o individuo em suas escolhas e a falta desse conhecimento gera muitas discussões e duvidas;

Segundo Oliveira (2012) A religião tem a capacidade de auxiliar o ser humano a definir-se no mundo, de maneira que saiba realizar suas escolhas sem duvidas; E em relação a seus semelhantes e emprestar-lhes um sentido de vida, de forma que a pessoa consegue transmitir seus conhecimentos religiosos á outra pessoa sem a ofendê-la e, mas com o intuito de ajudar e motivar o próximo. A religião caracteriza-se como uma fonte de informações para seus fiéis, com estudos sagrados que possibilita um conhecimento amplo em respeito à vida, saúde, história e cultura a partir desse conhecimento o ser humano se sente orientado para realizar suas ações, e se sente apto á fornecer respostas ás ameaça que pesam sobre toda a vida dos seres humanos, dando sentido á sua existência.

A religião desperta os sentimentos de respeito, carinho, amor e cuidado ao próximo e a si mesmo, a religião tem a capacidade de mudar o comportamento do ser humano, tornando uma pessoa mais confiante, reverente e cuidadosa estando de bem consigo mesmo através de seus atos e escolhas. A religião liga o indivíduo com suas origens e o homem passa a ser motivado pela fé.

Segundo Oliveira (2012) “Pode-se dizer, então, que a religiosidade é inata, conatural ao ser humano, pois a capacidade de entrar num relacionamento religioso é uma dimensão do humano”.
Ou seja, o ser humano nasce vinculado á fé e as primeiras reflexões de religião do ser humano são através da família, de acordo com a realidade, cotidiano e cultura da família, porém quando a criança passa a freqüentar a escola são inseridos á outras realidades, segundo Rodrigues e Junqueira(2012) “parece haver uma inadequação entre as realidades encontradas em nosso mundo e os saberes fragmentados ensinados na escola”.

Na vida o ser humano é educado e educa também, para Rodrigues e Junqueira (2012) “a educação tem como o objetivo contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, seja no exercício da cidadania, seja na sua qualificação para o trabalho”. Sendo que a partir da educação que se tem acesso á cultura, e é na escola que o aluno aprende e vive os fundamentos de educação e cultura e esse aprendizado vai se transferindo para seu cotidiano, na medida que esse aluno vai crescendo e aprendendo ele começa a fazer suas próprias escolhas e ele se sente motivado a analisar os problemas e encontrar melhores soluções a cada dia.

A escola é lugar de estudar e aprender, a escola também contribui muito ao desenvolvimento social e moral do aluno, ensinando os valores éticos e com atividades e aulas diversas os alunos se interagem e socializam a escola também deve motivar o aluno a superar quaisquer discriminações sofridas, e incentivar os alunos á liberdade de expressão, onde todos têm direitos iguais, valorizando a todos e ensinando a valorizar e respeitar a todas as pessoas e culturas brasileiras, incluindo as expressões religiosas. O ensino religioso na escola também é uma área de conhecimento, que leva o aluno além da cultura, conhecimentos básicos filosóficos, sociológicos e éticos. E a partir do Art.33 da LDB, leis diretrizes e bases da educação nacional asseguram o aluno dizendo que “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.

Isso faz com que o ensino religioso se torne um componente básico curricular, que contribui com o desenvolvimento escolar e moral, guiando o aluno ao exercício da cidadania. O art.33 tem como objetivo também de auxiliar os professores e gestores da escola que são quem irá compartilhar o conhecimento com o aluno, com exercícios de reflexão, percepção e compreensão do Ensino Religioso.

Também nesse componente curricular não é possível desconsiderar a influencia exercida pela formação religiosa que as pessoas trazem de sua infância e de seu entorno, visto que elas possuem conhecimentos e convicções com as quais constroem as condições necessárias para viverem em comunidade e atuarem como indivíduos e profissionais. (Oliveira, Junqueira, Alves e Keim 2007)

Assim os professores e equipe pedagógica devem ter conhecimento da diversidade de religiões, e discutir essa diversidade e a complexidade do ser humano entender as diversas religiões existentes, e entender as dimensões de fé já herdadas pelos alunos. Para Oliveira et al. (2007) O ensino religioso, na atualidade da educação brasileira, manifesta-se como um dos lugares e espaços em que se destacam e discutem posições sobre o sentido da vida, do ser humano. Então cabe ao professor entender as diferentes fé e ensinar os alunos a respeitar a opinião dos outros com atividades que os alunos possam interagir, expondo suas opiniões de forma clara, onde possam trocar experiências de vida e fé.

De acordo com Oliveira (2011) No Brasil por muitos e muitos anos o ensino religioso teve um caráter catequético-doutrinal em todas as escolas publicas, e esse caráter por seguir sempre a mesma linha, sem dar espaço á outras expressões religiosas, acabou criando uma certa rejeição em torno da disciplina, gerando desconforto para os alunos e professores; Com a vasta diversidade cultural e religiosa do pais com inúmeras crenças, idéias e valores diferentes que estão presente em todos ambientes, inclusive no ambiente escolar e é de grande importância para o desenvolvimento dos alunos que se trabalhe com a disciplina na escola abordando as diferentes expressões culturais e religiosas, de maneira que seja transmitido a importância de valorizar a diversidade cultural e religiosa da sociedade, preservando a identidade e características de cada um.

Os primeiros conhecimentos de uma pessoa são transmitidos pela família, com o passar do tempo são transmitidos pela escola, e depois são através religião escolhida, de redes sociais ou amigos. Os valores nesse caso são os resultados obtidos pelo aluno no qual ele levará para sua vida. A escola deve transmitir ao aluno a necessidade de pensar despertando curiosidade ir atrás do conhecimento, de questionar as coisas, a escola deve ensinar o aluno a olhar para todos ângulos, para entender como que o outro pensa e interpreta as coisas.

O componente curricular de Ensino Religioso, articulado com as demais disciplinas, contribui para a construção de outra visão de mundo, de ser humano e sociedade, considerando o religioso na qualidade do questionamento e da atitude com que a realidade de cada um é abordada. Oliveira, Junqueira, Alves e Keim (2007)

O ensino religioso articulado com as demais disciplinas vai auxiliar o aluno a se encontrar, esse aluno estará pronto a traçar metas e definir seus objetivos de vida. A partir de um bom conhecimento religioso o ser humano está apto para fornecer respostas para sua própria vida, nas quais antes ele não conseguia entender. Ele também tem sua opinião formada sobre sua existência e cultura.

2.2 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

A religião está presente na vida do ser humano desde seu nascimento, e logo em seguida será transmitido na escola o conceito de religiões diferentes com costumes e crenças diferentes, e esse aprendizado escolar propõe o devido respeito a diversidade religiosa, na qual refletirá na vida social deste aluno. O aprendizado do aluno deve construir uma personalidade com respeito, paz e entendimento a diversidade religiosa. A escola é um dos principais alicerces para a construção do cidadão, pois a escola ensina a ler, escrever, calcular e ter noções de espaço; e com o convívio e trabalhos em grupo a escola ensina a respeitar as diferenças sociais e religiosas de cada um, contribuindo para a formação do cidadão. De acordo com Seehaber e Machado(), “Direitos e deveres de um cidadão devem fazer parte do contexto social, devem ser ensinados desde a infância, devem ser compreendidos como respeito mútuo e como necessidade da existência de regras e limites como pressuposto básico para o convívio social”.

Desde a infância deve ser ensinado o que é certo e o que é errado e assim as crianças vão se desenvolvendo com respeito, ética e educação. A escola e a família são as bases da construção do cidadão, pois ambas tem responsabilidades na formação do ser humano; E as aulas de ensino religioso levam aos alunos de forma clara a conhecer as diferenças religiosas de maneira que o aluno entenda e respeite cada uma delas, assim o aluno pode escolher uma religião ou crença a seguir, como também ele entenderá melhor a sua própria cultura ou religião e passará a sentir orgulho de si mesmo, se orientando para sempre estar melhorando como cidadão e isso resultará em diversas mudanças na sociedade, mudanças de caráter quando o aluno aprendeu as diferenças do certo e errado e suas conseqüências, mudanças também de atitudes, pois esse aluno terá uma visão mais crítica das coisas, mudando também sua opinião e aumentando as responsabilidades.

O fenômeno religioso apresenta uma grande parcela de domínio na constituição do imaginário social das pessoas, onde podemos notar que sua influência é detectada também nas esferas política, econômica e social. A escola dos dias atuais necessita estar caracterizada como um lugar de diálogo com vista á diversidade dos saberes religiosos, isto é, estamos partindo da compreensão de que essa instituição social deve se tratar de um ambiente que irá proporcionar trocas de informações necessárias para a formação da personalidade dos seus alunos. Podemos dizer então, que sua finalidade se constitui em ajuda-los a ter coerência em suas concepções de mundo.( Alves, 2015)

Porém a partir da compreensão do ensino religioso o aluno estará mais seguro ao realizar suas escolhas de vida e ele terá mais noções dos perigos do mundo, sua personalidade estará completa esse aluno estará preparado para viver em uma sociedade com diferentes raças, religiões e culturas e ele saberá interagir com todos os grupos sociais sem negar a sua própria crença e sem desrespeitar nenhuma crença; Este aluno então se sente mais seguro com atitudes do bem, apto a viver em sociedade de forma que só pratique o bem e se sinta motivado a ajudar as pessoas e aprender mais.

2.3 A ACEITAÇÃO DOS ALUNOS PERANTE A DISCIPLINA

Sabendo que o ensino religioso é uma área de conhecimento que transforma as pessoas, transmite valores e é parte fundamental da aceitação e do convívio social, sabendo também que o ensino religioso é uma analise das diferentes religiões e crenças que motiva o aluno a realizar suas escolhas e está diretamente ligado a construção de personalidade, tornando esse aluno com um olhar crítico ao mundo de forma que saiba analisar todos itens antes de realizar suas escolhas; Mas a questão é com tantos pontos relevantes nessa disciplina qual o nível de aceitação que os alunos tem em relação a disciplina? Como antes a disciplina era voltada apenas para a doutrina católica e ensinava somente as práticas religiosas da igreja católica muitos alunos passarão a rejeitar esse ensino, principalmente os alunos de outras denominação que se sentiam excluídos durante as aulas de ensino religioso.

Atualmente existe algumas considerações pertinentes com relação a Educação religiosa. Em primeiro lugar, com relação a sua denominação. A disciplina não tem mais o objetivo de catequizar, ou ensinar as doutrinas religiosas, e sim de auxiliar no processo da educação do sujeito de forma integral. Ou seja, de proporcionar ao educando a construção dos saberes e também de sua capacidade emocional e espiritual, além é claro de auxiliar na construção da moralidade e da ética (Alvares,2018).

Assim então deixando claro que o ensino religioso não se deve catequizar os alunos, quando deve abordar as diferentes religiões, de modo que os alunos passem a se sentir tranqüilos e a vontade na realização de debates onde eles possam expor suas opiniões sem se sentir fora do compasso e explorando seus conhecimentos religiosos e culturais.

Muitos vêem o Ensino Religioso como disciplina á parte, fora do compasso do sistema de Ensino, e o compreendem como inferência da religião e não da educação, não se constituindo como área de conhecimento. É certo que a família e a Igreja são, por excelência, os espaços da reflexão do conhecimento religioso, mas a escola pode ser um lugar privilegiado para se realizar tais debates. Como local de aprendizagem, a escola pode trabalhar as regras do espaço publico democrático, buscando a superação de todo e qualquer tipo de discriminação e exclusão social, valorizando cada individuo e todos os grupos que compõem a sociedade brasileira, garantindo o exercício da cidadania e o direito da expressão religiosa (Rodrigues,2008).

Dessa forma os alunos se sentem valorizados e despertam o interesse em participar das aulas de ensino religioso; Quando antes muitos alunos se sentiam constrangidos por se sentirem diferentes e não gostavam de assistir as aulas se sentindo desmotivados, fragilizados ou incapazes; Mas com as mudanças na disciplina os alunos se sentem importantes e para muitos a disciplina é inovadora, pois através das aulas eles aprendem a diferenciar o certo e errado, mudando diversos hábitos e atitudes, melhorando o convívio familiar e social.

Segundo Morais (2015) Após uma pesquisa realizada, a maioria dos alunos concordam que deve existir a disciplina de ensino religioso na escola, pois os alunos entendem que a disciplina transmite além de conhecimento, os auxiliam no desenvolvimento social, contribuindo na formação de valores e aumentando o respeito mutuo, a maioria dos alunos afirmam que com o ensino da religião eles aprendem a respeitar outras religiões, culturas, crenças ou outros estilos de vida, também a disciplina contribui muito para que as pessoas se sintam bem com sigo mesmo e possuem facilidade de identificar o bem e o mal. Os alunos também relataram que com as aulas de ensino religioso eles passam a conhecer melhor a Deus e começam a se lembrar de Deus em alguns momentos do dia ou em algumas situações, surgindo assim a fé na qual os ajudam a viver em maior harmonia. É notório o desejo dos alunos aprenderem mais e a motivação para realizarem boas escolhas, eles se sentem preparados para a realização de escolhas, para tomar atitudes ou encorajados para mudarem suas atitudes.

Os alunos esperam com o ensino religioso estarem mais preparados para a sociedade, eles esperam o aumento do conhecimento com as diversas religiões e culturas, para que se sintam seguros e acolhidos pela sociedade em que vive. A disciplina através de debates e aulas de interação reforça os valores já ensinados pelos pais que são a lealdade, respeito, solidariedade, otimismo e fidelidade; Ao debater esses assuntos com professor e os amigos o aluno se sente mais a vontade para mostrar suas opiniões e para por em prática o que aprendeu, melhorando suas visões de futuro, sentindo orgulho de fazer o que é certo e se sentindo motivado para compartilhar com outras pessoas a paz, amor e respeito.

2.4 O POSICIONAMENTO DOS PROFESSORES COM A DISCIPLINA

 No Brasil o sistema de governo é o regime republicano e sua principal característica é o Estado Laico, que é aquele que são livres e iguais todas as religiões, onde o estado tem a obrigação de respeitar todas as religiões e religiosidades não interferindo em nenhuma crença.

Para os professores da disciplina de ensino religioso, eles procuram defender ao máximo o estado laico, respeitando todos e estar atualizados com as diversas religiões, crenças e culturas, para poderem passar aos alunos os conceitos das diferentes religiões e crenças existentes no Brasil. Os professores ao ensinar as diferentes doutrinas das religiões aos alunos exploram os valores de cada religião, de forma que os alunos aprendam a dialogar seus pontos de vista e aprendem a respeitar o direito e pensamento do próximo.

Uma das principais finalidades da educação consiste em produzir um melhoramento nas capacidades de cada aluno, com vista a integrá-lo de modo eficaz no meio social e cultural, por essa concepção, compreendemos que as mudanças culturais e sociais precedem as da personalidade. A existência de uma disciplina curricular que trate de assuntos ligados á natureza do ser humano, tendo caracterizado como uma de suas dimensões também a dimensão religiosa, trará conseqüências para a vivência entre os indivíduos, que ao estarem em um mesmo espaço de convívio, certamente encontrarão em suas diferenças, possibilidades para terem disposição em conhecer, aceitar, e ouvir o diferente. (Alves, 2015)

Sendo assim o professor de ensino religioso consegue transmitir ao aluno a importância da disciplina de ensino religioso e que as diferentes doutrinas devem ser respeitadas e todo o conteúdo da disciplina deve estimular o aluno a pensar, conhecer e aceitar a religião ou cultura do outro,após esse aprendizado esse aluno  então melhora o seu convívio social e cultural e acabando com o preconceito; Pois esse aluno agora está mais seguro de si, pronto a encarar as dificuldades da vida e respeitando o próximo e estando apto para viver em grupo.

De acordo com(BOEING; ITOZ, 2013, P.45) O desafio diário do professor de ensino religioso é de fazer que esse componente curricular seja significativo para o aluno, e que a família perceba em primeiro lugar a transformação do indivíduo e que em segundo lugar esse indivíduo transforme a sociedade, com mais amor, humildade e respeito. Para essa transformação acontecer os professores procura sensibilizar os alunos para a vivência de valores para a vida, como justiça, confiança, solidariedade, respeito e dignidade de modo que o aprendizado em sala de aula seja usado em toda a vida e os auxilie nas escolhas, seja elas escolhas pessoais ou profissionais.

Ou seja é muito importante para os alunos e sociedade que a disciplina de ensino religioso seja mantida em vigor, pois com as influencias pedagógicas transmitida de forma correta pelo professor, a disciplina influencia diretamente na vida do aluno, fazendo ele pensar e analisar seus atos, e por conseqüência esse aluno se tornará um cidadão de bem com caráter () que transforma a sociedade.

3 CONCLUSÃO

Podemos entender que a religião motiva a pessoa a amar, a ser confiante, dá a pessoa fé em Deus, e desde o nascimento a criança já tem sua fé, crença ou cultura e ao chegar na escola fica claro que a criança se depara com outras realidades, costumes, culturas ou religiões. E a disciplina de ensino religioso irá trabalhar com a moral do aluno, ensinando á esse aluno os valores éticos e sociais, esse aluno então aprenderá a respeitar as outras culturas que ele descobriu na escola, também ele aprenderá a respeitar as pessoas e o modo de pensar.

É claro que o ensino religioso guia o aluno para a cidadania, e o instrui a escolher uma crença ou religião ou á interpretar a sua cultura ou religião. A principal conseqüência do ensino religioso é a mudança de caráter que resulta nas mudanças de atitudes e transformação da sociedade.

De acordo com Teixeira (2013) “Só através do conhecimento de suas concepções religiosas poderemos entender e respeitar o outro, livres de preconceito e de intolerância, ainda mais vivendo em um país tão rico em diversidade étnica, cultural e religiosa”.

No decorrer do trabalho podemos compreender que o ensino religioso, contribui na vida social do aluno, de forma que o aluno entenderá melhor a sua própria cultura ou religião e passará a sentir orgulho de si mesmo, podendo mudar suas atitudes e opinião e aumentando as responsabilidades. E no ponto de vista dos alunos, eles acreditam que o ensino religioso os tornam mais preparados para a sociedade, eles acreditam que aumentando o conhecimento nas diversas religiões e culturas, ele vão  estar mais seguros e acolhidos pela sociedade em que vive.

Já os professores da disciplina procuram a respeitar todas as religiões e culturas e estarem atualizados em todas, para poderem passar aos alunos os conceitos das diferentes religiões e crenças existentes no Brasil. Contudo o presente trabalho contextualiza e defende que o ensino religioso é importante para a vida pessoal, social e profissional de todos.

REFERÊNCIAS:


[1] Aluna. Talita Souza da Rocha Rebello. Bacharel em Ciências Contábeis,Especialista em Ensino Religioso, Cursando Licenciatura em História.

[2] Prof. Me. André Dias Martins (ORIENTADOR). Bacharel em Sistemas de Informação, Licenciado em Sistemas de Informação, Licenciado em Pedagogia, Licenciado em Matemática, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web, Especialista em Pesquisa Educacional, Especialista em Docência no Ensino Técnico e Profissional, Especialista em Docência com Ênfase em Distúrbios de Aprendizagem, MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas, Mestre em Ensino e Tecnologia, Doutorando em Educação para o Ensino da Ciência e Matemática.

Alvares, Gabriela Medina. A Prática Pedagógica em Educação Religiosa Mediante as Mídias: Cinema e Informática. 2018. 11 pg.

Alves, Alan Nickerson. A influência pedagógica do ensino religioso para a formação cidadã: Diversidade religiosa, 2015. ISSN 2317-0476

BOEING, Antônio; ITOZ, Sônia. Questões metodológicas do Ensino Religioso. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, Paulinas, nº 71, p. 66, agosto/setembro de 2013.

JR, CESAR A. RANQUETAT. Religião em sala de aula: O ensino religioso nas escolas publica brasileiras. CS Online, Revista Eletrônica de Ciências Sociais. Ano I, Edição I, Fev. 2007

Morais, Maria Pinheiro. O Papel da Família e do Ensino Religioso na Formação Ética do Adolescente no Ensino Fundamental II, nas Escolas Estaduais de Boa Vista -  Roraima; Recife – Pe. 2015; 122pg.

Oliveira, Lilian Blank de...[ET al.] Ensino religioso: Fundamentos e métodos. – São Paulo: Cortez, 2007. – ( Coleção docência em formação. Série ensino fundamental)

Oliveira, Angelita Correa de. Ensino Religioso na Educação Básica: Desafios e perspectivas;. Uruguaiana 2011. 57pg.

OLIVEIRA, EDNILSON TUROZI DE. Ensino religioso: Fundamentos epistemológicos.Curitiba, Editora Intersaberes, 2012 ( Série Ensino Religioso) 140 pg.

Outros autores: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Luiz Alberto Souza Alves, Ernesto Jacob Keim

RODRIGUES, EDILE FRACARO.; JUNQUEIRA, SÉRGIO.; Fundamentando pedagogicamente o ensino religioso; Curitiba, editora intersaberes, 2012 – (Série Ensino Religioso).

Rodrigues, Edile M. Fracaro. Características Legais e Pedagógicas do Ensino Religioso; Revista educação e cidadania. 2008. 4 pg.

SILVA, ELIANE MOURA DA.: Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a cidadania. Revista de Estudos da Religião, 2004, nº2, 14p. ISSN 1677-1222

SILVA, MARIA DA PENHA LIMA DA. Livro didático na sala de aula de ensino religioso. Anais do V Congresso da ANPTECRE. Religião, Direitos Humanos e Laicidade. Issn: 2175-9685.2015

TEIXEIRA, ANDRÉA CRISTHINA BRANDÃO. O Ensino Religioso Como Via a Cidadania e Cultura de Paz. Revista Eletrônica de Educação de Alagoas; Vol. 01. 2013. 7 pg. 


22 comentários:

  1. Boa tarde!
    Particularmente, dentro do que já vi nas realidades de salas de aula, eu sou contrário ao Ensino Religioso. Normalmente, ele torna-se obrigatório, e não há um respeito pela diversidade. Mas, dentro da sua perspectiva:

    Como vocês veem o Ensino Religioso dentro dessa conjuntura de crescente conservadorismo e rejeição da laicidade, fomentados pelo próprio governo federal?

    Sendo facultativo, e na possibilidade de alguns pais/alunos não aceitarem participar das aulas de Ensino Religioso, como proceder com eles?

    César Aquino Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá César tudo bem? Nesse ponto eu também concordo com você, e o respeito pela a diversidade é a minha principal ideia, onde ao aprender as diferentes culturas e religiosidades, o aluno passar a respeitá-las, e como consequência na vida desse aluno a criação de valores.
      A maioria dos pais e alunos não aceitam a participar do ensino religioso, pelo fato de ser ensinado apenas uma religião como certa e não havendo o respeito das demais, muitas vezes pelo próprio professor. E nesse caso os alunos se sentem inferior, e eu concordo com a decisão dessas famílias de não participarem das aulas.

      Excluir
  2. Olá!
    Parabéns pelo excelente texto, porém tenho minhas ressalvas enquanto ao ensino religioso ser obrigatório, pois em muitos casos vemos a exaltação de um, em detrimento do outro, principalmente em relação as religiões de matriz africana por exemplo, bem recente houve um caso de uma professora da rede pública de ensino do município de Juazeiro do Norte no Ceará, que foi afastada de suas funções porque a mesma foi vestida com indumentárias que remetiam ao candomblé, e os pais por serem de maioria católica se sentiram ofendidos e pediram a expulsão da professora, alegando que a mesma estava ensinando ritos de feitiçaria a seus filhos!
    Nós como professores o que podemos fazer em relação a situações como essas?

    Francisco Pinto Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estado é laico, portanto não se deve promover uma religião ( preferência do professor) e sim apresentar aos alunos uma diversidade de religiões enfatizando a sua colaboração para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Ou seja os professores devem apresentar a todas religiosidades sem demonstrar afeição por uma, ou seja ser neutro. E em caso da professora ir a escola vestida com indumentárias que remetem ao candomblé ou outra religião, não há problemas desde que seja o tema da aula, isso tornará a aula mais atrativa.

      Excluir
  3. Muito interessante o texto e pertinentes reflexões acerca da questão do ensino religioso. Penso, que mesmo vivendo num país laico, faz-se necessário mudanças de paradigmas, de mentalidade em relação as formas da introdução da disciplina desse âmbito educacional, visto que, existem a intolerância religiosa diante de algumas práticas religiosas, considerando a diversidade do povo brasileiro. Essa intolerância, a meu ver, parte do desconhecimento deste universo religioso, sobretudo das religiões de matriz africa. A escola também é uma construção de saberes, e deve desmistificar algumas ideias preconcebidas e que foram construídas ao longo de nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vânia, obrigada é um assunto que eu gosto muito. E realmente ainda há a intolerância religiosa. E isso vem da história e será difícil de mudar essa visão. E se o ensino religioso passasse a ensinar as religiões e crenças, apresentando seus fundamentos e princípios diminuiria a intolerância e aumentaria o respeito.

      Excluir
  4. Boa tarde a todos.

    Gostaria de iniciar parabenizando o ótimo texto.

    Concordo que o ensino religioso pode trazer grandes benefícios "buscando a superação de todo e qualquer tipo de discriminação e exclusão social, valorizando cada individuo e todos os grupos que compõem a sociedade brasileira, garantindo o exercício da cidadania e o direito da expressão religiosa" como escrito no texto.

    Porém, assim como o colega César, não pude parar de pensar o Ensino Religioso na conjuntura atual, com o aumento do conservadorismo, cada vez mais preconceituoso e ignorante, onde a maioria da população além de rejeitar o Estado Laico, não entende seu funcionamento. Desta forma, vocês não acham que o Ensino Religioso permanecerá mantendo a laicidade apenas no discurso e não na prática? E, na pratica, surtindo o efeito indesejado de catequização?

    Abraços,
    Ana Clara Fernandes da Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Clara, obrigada pelo seu comentário, realmente é muito triste pois do modo em que vão as coisas, infelizmente a tenência é que o ensino religioso continue na mesma e não saia do papel e vá para a prática. Mas não podemos desanimar e no meu ponto de vista devemos fornecer conhecimento do real "Ensino Religioso" para as famílias.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde e parabéns pelo texto.

    Gostaria de dizer que concordo que o Ensino Religioso deve estar presente como forma de conhecer e respeitar todas as formas de credo, pois muitas vezes em casa ou na sua respectiva fé podem vir atrelados muitos preconceitos. Percebi essa preocupação no texto, no entanto, por várias vezes percebi uma contradição. Ao referir-se a "Deus" com "D" maiúsculo e sempre no singular, fica aparente para mim a referencia ao deus cristão apesar de constantemente o texto dizer que o objetivo dessa disciplina não deve ser "catequizar". Como a pesquisa espera contribuir para que o discurso de que Ensino Religioso é para conhecer religiões não fique apenas na retórica e as salas de aula continuem sendo usadas para que se ensine somente a religião do professor ou da maioria da turma

    Atenciosamente, Kédson Nascimento Maciel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá kédson tudo bem, agradeço seu comentário e muito bem aceita a sua observação. E realmente o professor de ensino religioso não pode expressar a sua religião e sim ensinar as religiões.

      Excluir
  7. Ola Talita tudo bem?
    Acredito que tudo que e relacionado a educação e aprendizado e bem vindo no sistema de ensino, porem discutir assunto religioso ou passar isso como forma de ensino em sala de aula não seria constrangedor para alguns? com tanta diversidade religiosa que temos hoje em dia, talvez não caberia a família ensinar em casa ou ate mesmo na comunidade religiosa que frequentam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ironi Junior Rodrigues de Lima

      Excluir
    2. Olá tudo bem? Obrigada pelo seu comentário. Existe a necessidade da escola levar o conhecimento das religiões, pois nem todas as famílias frequentam ou participam de alguma religião. E assim as crianças crescem sem entender os fundamentos das religiões, e se as aulas de religião estiver no currículo escolar, atenderá a esses alunos de modo que eles compreendam as várias religiosidades e também respeitem aos envolvidos ás outras religiosidades.

      Excluir
  8. Boa noite!

    Primeiramente, gostaria de dizer que, para quem não tinha muita leitura sobre ensino religioso enquanto matéria, a primeira metade do texto dá um norte muito grande na questão da dimensão curricular da questão de ensino religioso e sua abrangência na variedade de religiões que podem ser abordadas por essa disciplina. Dito isso, gostaria de saber quais seriam as garantias que o ensino público tem para garantir que não ocorra a exclusão das religiões que não caracterizam "maioria" no país? Já que o Brasil é um país cuja predominância religiosa é majoritariamente católica ou cristã, em geral, é necessário abranger as religiões com menos fiéis, principalmente as de matriz africana, com mais cuidado por conta da questão de intolerância religiosa pelos cristãos e pelo preconceito da sociedade em geral.

    Grato, Lucas Pereira Caetano de Lima.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! MUITO INTERESSANTE SEU TEXTO E ACREDITO QUE O ENSINO RELIGIOSO É MUITO IMPORTANTE PARA A EDUCAÇÃO, PORÉM, COMO VOCÊ VÊ A RELAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO E AS RELIGIÕES AFRICANAS? EM VISTA QUE EXISTE MUITO POUCO CONHECIMENTO E MUITA INTOLERÂNCIA DAS PARTES DE OUTRAS RELIGIÕES .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana boa noite: Muito obrigada pelo seu comentário.
      No caso o ensino religioso ao expressar conhecimento á todas religiões, religiosidades e culturas, já estará alcançando as religiões africanas, assim como outras.
      E o principal interesse no ensino religioso é levar o conhecimento aos alunos das diferentes religiões e culturas do nosso país, afim de valorizar tanto as religiões quanto os alunos que participam das religiões.
      Atenciosamente: Talita Souza da Rocha Rebello

      Excluir
  10. Ola Talita tudo bem?
    Acredito que tudo que e relacionado a educação e aprendizado e bem vindo no sistema de ensino, porem discutir assunto religioso ou passar isso como forma de ensino em sala de aula não seria constrangedor para alguns? com tanta diversidade religiosa que temos hoje em dia, talvez não caberia a família ensinar em casa ou ate mesmo na comunidade religiosa que frequentam?

    att
    Ironi junior Rodrigues de Lima

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Talita. De início, parabenizo pelo excelente texto. Talita minha pergunta é: dialogando com o seu texto e referências que você citou, na sua concepção, como o professor deverá explicar aos alunos o que é a diversidade religiosa? Como fazê-los compreender, valorizar e respeitar as diferentes crenças que existem na sociedade brasileira? Como contribuir para a quebra dos preconceitos?

    Agradeço-lhe

    Edson dos Santos Ferreira Junior - UFAM

    ResponderExcluir